No caso da formação de professores no Brasil, podemos identificar
o questionamento da atuação profissional dos professores como
um dos discursos que visam a estabelecer a construção dessa tentativa
de consenso e legitimação da reforma. No
site do Ministério da Educação4
em 2000, a Secretaria de Ensino Superior (
SESU) associava o fraco
desempenho na aprendizagem dos alunos à formação insuficiente
de seu quadro docente, justificando as mudanças decorrentes da nova
legislação em torno de uma nova concepção para a formação de professores
brasileiros. Tal discurso encontrava sintonia com a declaração
do ex-ministro da Educação e do Desporto, Paulo Renato Souza, em
Washington, durante conferência promovida pelo Banco Interamericano
de Desenvolvimento (
BID) e publicada em jornais de grande
circulação, afirmando “que muitos professores não tinham condições
de ensinar” (Passos,
O Globo, 2000).
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ResponderExcluirDe forma que os professores precisarão desenvolver conhecimentos e habilidades para organizar ambientes educativos – espaços, tempos, materiais, propostas, relacionamentos que privilegiem as interações sociais entre adultos e crianças e criança-criança e intervenções que favoreçam o desenvolvimento e o crescimento dos alunos.
ResponderExcluirAo longo desses quase quatro anos de graduação, e com essa pouca experiência que venho adquirindo no espaço escolar, em contato contanto com professores, gestores e pedagogos. Percebo esse conflito, em que de um lado a instituição escola e de outro a universidade. Onde o primeiro critica, forma como está sendo formado o professor, em que o mesmo sai apenas certificado, e não preparado para a realidade que lhe espera. Deste modo, entendo que este seja um assunto para aprofundarmos, um diálogo entre as duas instituições citadas, tendo em vista apresentar caminhos para problemática.
ResponderExcluirA profissão docente sempre foi alvo de discursos pobres em práticas sem coerência naquilo que dizem e preciso fazer, a formação docente precisa passar para dentro da profissão, isto é deve haver uma experiênciação de forma prática e precisa uma co-relação dos mais experientes com os novos professores em processo de estágio, sabendo que muito vem a contribuir e garantir a qualidade do ensino em educação, pois refletindo conjuntamente sobre a teoria e a prática de trabalho, pois mobilizando conhecimentos, vontades e competências de modo reflexivo e compartilhada não se tornará em meras palavras, com isso passa a existir um envolvimento real na melhoria e na mudança das práticas educativas.
ExcluirA formação de educadores é um tema importante para a educação, sabemos que a prática do docente em sala de aula reflete muito de como esse educador está sendo preparado na sala de aula, muitas das vezes as escolas não dão importância para uma formação continuada, porém, o que elas não sabem é que o docente deve estar sempre aprendendo novas estrategias de ensino-aprendizagem para que seu ensino não se torne repetitivo. Quando falamos em uma formação de professores não estamos apenas incluindo temas novos e sim temas que partam da realidade de uma sala de aula, nós futuros educadores temos que ter consciência de que necessitamos de uma motivação e que nosso "ego" não destrua nossa força de vontade de buscar sempre aprender.
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