quarta-feira, 24 de outubro de 2012

SER EDUCADOR

Ser educador é ir além do ato de transmitir conhecimento
é doar um pouco cada dia de si, para colaborar com o outro.
É envolver-se com todos sem comprometer seus sentimentos,
é dar um pouco ou muito de si mesmo todo dia.
Ser educador é vivenciar a cada dia um novo desafio,
o desafio de ensinar, de aprender.
Ser educador é construir a cada dia
uma parte de um mundo novo ideal,
na maioria das vezes irreal, mas,
o que importa é a sensação de construção
de novos ideais, novos objetivos.
Ser professor é ser construtor de um novo mundo.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

DEFICIÊNCIAS:Mario Quintana

DEFICIÊNCIAS, Mario Quintana (escritor gaúcho nascido em 30/07/1906 e morto em 05/05/1994 .

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.


"A amizade é um amor que nunca morre."


Oi gente achei lindo esse poema de Mario Quintana, tenho
certeza que já ouviram a falar. é lindo, e nesse momento
quis compartilhar com vcs, necessitamos sempre nos alimentar
espiritualmente, tambem de coisas boas.

bjssss a todos!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CARL ROGERS

O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender: que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança”.
( ROGERS apud COELHO e JOSÉ, 1993 p.9)

Rener Descartes!!


VIVER SEM FILOSOFAR É O QUE SE CHAMA DE TER OS OLHOS FECHADOS SEM NUNCA OS HAVER TENTADO OS ABRIR

Liturgia Diaria



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.
10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Formação de Professores no Brasil.

No caso da formação de professores no Brasil, podemos identificar 
o questionamento da atuação profissional dos professores como
um dos discursos que visam a estabelecer a construção dessa tentativa
de consenso e legitimação da reforma. No

site do Ministério da Educação4
em 2000, a Secretaria de Ensino Superior (

SESU) associava o fraco

desempenho na aprendizagem dos alunos à formação insuficiente

de seu quadro docente, justificando as mudanças decorrentes da nova

legislação em torno de uma nova concepção para a formação de professores

brasileiros. Tal discurso encontrava sintonia com a declaração

do ex-ministro da Educação e do Desporto, Paulo Renato Souza, em

Washington, durante conferência promovida pelo Banco Interamericano

de Desenvolvimento (

BID) e publicada em jornais de grande

circulação, afirmando “que muitos professores não tinham condições

de ensinar” (Passos,

O Globo, 2000).

Valores Humanos


É necessário compreender que atitudes, normas e valores comportam uma dimensão social e uma dimensão pessoal. Referem-se a princípios assumidos pessoalmente por cada um a partir dos vários sistemas normativos que circulam na sociedade. (...) Normas e regras, por sua vez, são aqui entendidas como dispositivos que orientam padrões de conduta a serem definidos e compartilhados pelos membros de um grupo. Os valores orientam as ações e possibilitam fazer juízo crítico sobre o que se toma como objeto de análise. Vale lembrar que existem diferenças e até conflitos entre sistemas de normas na sociedade, que respondem de maneiras diversas às diferentes visões e interpretações do mundo. (PCN, 1997. P, 33)

Declínio Docente

 
Talvez o aspecto mais básico e decisivo, com relação a um processo
de declínio da ocupação docente, tanto entre nossos professores
como entre os da França, seja a decadência do seu salário e do que isso
representa para a dignidade e o respeito de uma categoria profissional.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

REFLEXÔES ACERCA DOS RISCOS QUE AS REDES SOCIAS OFERECEM

 
Embasados no texto Direito Tecnologia e Educação de Cristina Sleiman, que aborda sobre os riscos jurídicos na internet, onde traz questionamentos de como é usada a internet na educação de nossos filhos, das implicações legais do uso das novas tecnologias nas instituições de ensino salientando oportunidades, riscos e responsabilidades vêm que:

Nos dias atuais não tem como ver a internet do lado de fora da vivência do homem, ela é um meio e/ou uma ferramenta de comunicação, de trabalho, enfim o meio mais rápido de se comunicar, um meio de aprendizagem, de resolver problemas das mais variadas formas e lugares do mundo.

Mas ao mesmo tempo em que a internet nos proporciona tudo isso e mais um pouco, ela também tem seu lado obscuro, onde muitas das vezes obcecado pelo que ela nos proporciona ficamos cego para com seus ricos que a mesma nos coloca. Como por exemplo, hoje vivemos “em uma prisão em regime semi aberto”, pois estamos a todo instante com nossa vida estampada onde todos têm acesso e/ou sabe o que devo e o que não devo a fazer.

A internet também pode ser vista como uma ferramenta muito perigosa e, pode se tornar mais perigosa ainda, quando em muitas das vezes é usada por nossos filhos sem o mínimo de orientação, ocasionando a eles perigos de na maioria das vezes se comunicarem com pessoas desconhecidas; que em outros casos acabam praticando o mal para com eles (crianças e adolescentes) e até mesmo adultos.

Um exemplo de uso desordenado da internet, por exemplo, é de uma família de amigos, que ao implantarem a internet em sua residência tendo eles um casal de filhos e um uma adolescente de apenas 14 anos, esta por sua vez só poderia usar a internet aos finais de semanas. Contudo, em pouco tempo isso se tornou involuntariamente fora de controle quando seus pais não cobravam dela (adolescente) tempo para ficar na internet e muitas das vezes a garota passará a noite toda de sábado conectada na rede e isso não tinha acompanhamento algum de sua família, onde aos domingos dormia quase que o dia todo.

Quer dizer vamos parar e refletir um pouco: a pessoa que não sabe e/ou não tem controle do que faz acaba que prejudicando a si próprio, esse caso, por exemplo, é uma prova de que os responsáveis não tinham controle alguma e/ou regras e limites no seio da própria família, porque se existisse não aconteceriam casos desse tipo.

Esse caso pode ser até visto como ingênuo as monstruosidade que acontece na rede: como prostituição, tráfico de crianças e drogas, roubos, enfim são inúmeras as tragédias ocasionadas na internet.

Em relação as implementações legais sobre o uso da tecnologia, não tenho muito conhecimento sobre as leis para quem profana alguém na internet, contudo, percebemos que não ocorre muita punição, pois diariamente se vê vídeos na internet colocados sem a orientação do individuo e que acaba prejudicando o outro, e essa punição em alguns casos não tem retorno, até porque em alguns casos são os próprios adolescentes.